Perguntas
frequentes

Confira as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre a campanha Vacina UFPR: 

A campanha Vacina UFPR surge a partir da necessidade de se buscar recursos adicionais para seguir com as próximas fases de desenvolvimento de uma vacina nacional e de baixo custo contra a Covid-19, criando um canal onde a sociedade possa contribuir com a ciência, através de doações financeiras diretamente para o desenvolvimento do imunizante.

A Vacina da UFPR usa insumos nacionais e tecnologia de produção 100% desenvolvida na Universidade, o que elimina a necessidade de importação e reduz o custo de produção do imunizante. Além disso, a Vacina da UFPR é multifuncional, ou seja, a tecnologia pode ser replicada rapidamente para variantes do SAR-CoV-2 e servir como imunizante para outras doenças, como dengue, zika vírus, leishmaniose e chikungunya.
Conheça mais sobre a Vacina da UFPR em vacina.ufpr.br/vacina.

A letalidade global do vírus é de aproximadamente 2% e não existe, até o momento, nenhum tratamento específico contra a doença. O aparecimento de novas cepas, com maior transmissibilidade e capacidade de afetar o sistema imunológico, reforça a necessidade do desenvolvimento contínuo de novos imunizantes para combater a Covid-19 e suas variantes.
Além disso, há grandes chances de que o vírus Sars-CoV-2 permaneça em circulação, o que exigiria a vacinação periódica da população. Se realmente houver essa necessidade, novas formulações vacinais, serão importantes.

As doações podem ser feitas por depósito, transferência bancária ou Pix para a conta bancária exclusiva do Programa de Imunizantes da UFPR. Os dados bancários da campanha estão disponíveis em vacina.ufpr.br/doar

As doações financeiras podem ser realizadas por pessoas e por empresas.
Os dados bancários estão disponíveis em vacina.ufpr.br/doar

Não. Podem ser feitas doações de qualquer valor por depósito, transferência bancária para a conta da campanha ou via Pix. Os dados bancários estão indicados em vacina.ufpr.br/doar

Os depósitos são feitos diretamente em uma conta gerida pela Fundação da Universidade Federal do Paraná – FUNPAR, destinada exclusivamente ao Programa de Imunizantes da UFPR, para a continuidade da pesquisa e desenvolvimento da vacina contra a Covid-19.

Sim. Todo doador verá aparecer a sua doação na página em um prazo de até dois dias. O acesso aos dados de transparência estão disponíveis em: vacina.ufpr.br/transparencia

Não. As doações ao Programa não são dedutíveis do Imposto de Renda.

Sim. A conta bancária é exclusiva do Programa de Imunizantes da UFPR e todos os recursos captados pela campanha Vacina UFPR serão destinados exclusivamente para a continuidade da pesquisa e desenvolvimento do imunizante contra a Covid-19.

O Programa de Desenvolvimento de Imunizantes da UFPR surge a partir da necessidade de se buscar recursos adicionais para seguir com as próximas fases de desenvolvimento da vacina da UFPR. O objetivo é estruturar uma plataforma tecnológica para o desenvolvimento de imunizantes aplicada a diversas patologias, iniciando com o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19.

A expectativa é que doações de pessoas físicas e jurídicas cheguem a R$ 76 milhões, viabilizando o aprimoramento da estrutura física dos laboratórios e continuidade das fases pré-clínica e clínica 1, 2 e 3 relativas à pesquisa e desenvolvimento de preparação vacinal contra a Covid-19.

A Vacina da UFPR está na fase pré-clínica, ou seja, com testes em camundongos. O objetivo é concluir os testes pré-clínicos da Vacina da UFPR nos próximos meses, para que seja possível solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização para o início dos ensaios clínicos, ou seja, com testes em humanos. Uma etapa que vai exigir investimentos maiores e novas parcerias. Conheça mais sobre a Vacina da UFPR em vacina.ufpr.br/vacina.

Sim. Você pode participar divulgando o site da campanha vacina.ufpr.br e compartilhando os vídeos e posts nas redes sociais.

Não encontrou a resposta que procurava? Entre em contato